terça-feira, 13 de outubro de 2015

NESCUBA no Quintas Urbanas 2015

Confirmadas as participações dos cubanos no Quintas Urbanas 2015.

Para reafirmar a parceria entre o Núcleo de Estudos Cubanos – NESCUBA/CEAM/UnB e o Projeto de Extenção Universitária Quintas Urbanas/UnB, este ano dois cubanos ilustres faram parte das mesas e debates do evento do Projeto Quintas Urbanas que em 2015 com o tema "A luta dos povos pelo bem-viver contra o imperialismo". O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro com atividades nos campi Darcy Ribeiro e Planaltina.

A participação dos cubanos será no dia 26 de novembro, às 14h, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijodrómo) no Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte). O convidados cubanos são:

  • René Gozáles Barrios, autor do livro La base naval de Estados Unidos en la Bahia de Guatanamo e Presidente del Instituto de Historia de Cuba.



  • Tirson Sáez, autor do livro O ministro Che Guevara e tem relatos memoráveis sobre a vida de Che em Cuba.
Sobre Tirson Sáez:

Tirso Sáenz nasceu em Havana, Cuba, em 12 de outubro de 1931. Bacharel em Engenharia Química pelo Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, New York, EUA, é também doutor em Ciências pelo Ministério de Educação Superior de Cuba. Foi professor titular adjunto no Instituto Superior Politécnico "José A. Echeverría" de Havana. Criou o Centro de Estudos de História e Organização da Ciência em 1976. Ainda na década de 1970, foi presidente da Comissão para o Uso Pacífico de Energia Atômica. Presidiu a Comissão Nacional para a Proteção do Meio Ambiente e Recursos Naturais entre 1980 e 1985. Trabalhou no Brasil como professor visitante da Unicamp em 1996 e, de 1997 a 1998, como especialista visitante no Instituto de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal. Atualmente, é especialista do Programa Brasileiro de Ecologia Molecular no Ministério do Meio Ambiente. Além de ter publicado, ou editado, mais de dez livros, foi membro da extinta Academia de Ciências Agrícolas da República Democrática Alemã. Atua como membro da Academia de Ciências de Nova Iorque.



Fonte: NESCUBA