terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tese sobre Havana e Brasília

No último dia 6 de agosto ALEX RICARDO MEDEIROS DA SILVEIRA defendeu a tese de doutorado ENTRE CALLES E EIXOS: PRÁTICAS DE PATRIMÔNIO NAS CIDADES DE BRASÍLIA E HAVANA no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília tendo como orientadora a professora Drª. Maria Teresa Ferraz Negrão de Mello. A seguir o RESUMO da tese:
As práticas de patrimônio constituem uma série de operações, em vários planos (político, legal, institucional), que giram em torno da produção de bens patrimoniais. Essas práticas, realizadas por diversos atores (especialistas, autoridades, burocratas, ativistas) e entidades (públicas, privadas, não-governamentais, movimentos sociais), resultam em intervenções patrimoniais na cidade e na sociedade, interferindo nas lutas pela memória e na reprodução e usos da cultura praticados pelos grupos e coletividades. Há diferentes modalidades de práticas e de invocações da cultura e da memória, o que confirma a perspectiva histórica sobre as práticas enquanto formas diferenciadas de interpretação da realidade social, nas quais se afirmam posições e embates inerentes à vida social. O campo do patrimônio pode ser pensado, então, como espaço de batalhas sociais que buscam definir o que deve ou não se tornar patrimônio, as formas de patrimonialização e a estrutura de gestão. A questão do gerenciamento assume lugar de destaque, em função das relações intensas do patrimônio com a produção do espaço urbano, o capital imobiliário e os negócios turísticos.
Havana teve seu centro histórico convertido em patrimônio mundial pela Unesco (1982) na mesma década do Plano Piloto de Brasília (1987). O fenômeno patrimonial movimenta o Brasil, Cuba e todo o mundo, sendo as cidades indispensáveis ao conhecimento do tema. As calles de Havana Velha, ligando praças, palácios e casas ao porto, são elementos que se destacam no reconhecimento do seu valor patrimonial e sintetizam a atribuição de valor histórico e cultural a todo aquele conjunto urbano. Os eixos de Brasília, por sua vez, são a expressão mais nítida do urbanismo moderno, da organização funcional, da beleza monumental de palácios e superquadras, condensando os significados em que se baseia a atribuição de patrimônio mundial ao Plano Piloto. A pesquisa do contexto havaneiro foi concebida como contraponto ao estudo de Brasília, dada nossa hipótese sobre a mundialização do fenômeno patrimonial e a escala planetária das relações entre as metrópoles, o que exige a perspectiva comparativa.