quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

‘Sim, eu posso’ chega a mais de 30 mil argentinos

Desde 2005 até 2014 cinco municípios foram declarados territórios livres de analfabetismo graças ao  programa de educação cubano

BUENOS AIRES.— O programa educativo cubano ‘Sim, eu posso’, na Argentina chegou no fim do ano 2015 à cifra de 30.253 alfabetizados desde sua aplicação, afirmou em 5 de janeiro o pedagogo Jorge Padrón, responsável por supervisionar os cursos no país.

O método, em cuja execução participam mil de voluntários argentinos com a orientação de cinco docentes cubanos, neste momento já está sendo aplicado em 19 províncias e 174 municípios da Argentina.

“Em 31 de dezembro temos 604 pontos de alfabetização, número que foi crescendo desde 2003 graças ao sacrifício e abnegação dos assessores cubanos, a Fundação Um Mundo Melhor é Possível (Ummep) e a ONG Juanita Moro”, reconheceu Padrón em declarações à Prensa Latina.

O docente também se referiu ao apoio da embaixada de Cuba, do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho (Iplac), governos provinciais, municipais, equipes de coordenação, facilitadores, amigos de Cuba, organizações sociais, políticas e religiosas.

“Este número de 30.253 argentinos alfabetizados o dedicamos a Fidel, líder da Revolução Cubana, pois se cumpre seu sonho de justeza e equidade, no 90º aniversário de seu nascimento, em próximo 13 de agosto de 2016”, adiantou Padrón.

O ‘Sim, eu posso’ é um programa audiovisual, alfa numérico, dirigido a jovens e adultos (15 anos e mais), iletrados puros funcionais e/ou especiais. Consta de 65 aulas de 30 minutos cada uma, com um máximo de duração de três meses e meio.

“Chegou à Argentina em 2003 através de um grupo de membros de movimentos sociais, e começou a ser aplicado em Jujuy, Buenos Aires e Río Negro. Nos primeiros seis meses foram alfabetizadas 795 pessoas”, lembra Padrón.

Em 2005 foi criada a Fundação Ummep que assinou um convênio com o Ministério de Educação de Cuba, a pedido de governos provinciais e municipais argentinos e começou a expandir-se com apoio institucional local.

Desde o ano 2005 até 2014 cinco municípios foram declarados territórios livres de analfabetismo: Tilcara, Maimara, Caraguatay, Salsipuedes, San Fernando del Valle de Catamarca, e em 2015 conseguiu essa condição a municipalidade de Wanda, na província de Misiones.

Fonte: Granma