terça-feira, 5 de abril de 2011

II Encontro Nacional da ABEMEC – Associação dos Estudantes Brasileiros de Medicina em Cuba

II Encontro Nacional da ABEMEC – Associação dos Estudantes Brasileiros de Medicina em Cuba

Com a participação de 126 delegados, realizou-se nos dias 25, 26 e 27, no Acampamento Internacional Julio Antonio Mella, em Caimito, no II Encontro Nacional da ABEMEC - Associação dos Estudantes Brasileiros de Medicina em Cuba. Compareceram ao pólos da ELAM, Salvador Allende e Camaguey e estudantes que se encontram em Matanzas e Pinar del Rio.

Da mesa de abertura participaram, além dos representantes de todos os pólos de estudantes e do coordenador do evento, o estudante Thiago Ponciano Lima, o representante da Embaixada do Brasil em Cuba; representantes da OCLAE – Organização Caribenha e Latino Americana de Estudantes e da FEU – Federação Estudantes Universitários; diretor do Acampamento; Dr. Marco Aurélio da Ros (UFSC) e o reitor da ELAM, Dr. Juan Carrizo Estévez.

O Evento foi inaugurado com um vídeo sobre o maravilhoso, humanitário e solidário trabalho que realizam as Brigadas Médicas Estudantis, composta por alunos que estão em período de férias, nos mais recônditos rincões do Brasil, com a leitura de uma moção de apoio a Cuba (veja neste mesmo blog) e com participação do destacado cantor cubano Gerardo Alfonso.

A programação constou de duas Conferências, seguidas de debates: “A luta pela Reforma Sanitária no Brasil: antecedentes e perspectivas”, com o Dr. Marco Aurélio Ros, da Universidade Federal de Santa Catarina e “O movimento de solidariedade a Cuba no Brasil”, com a professora Maria Auxiliadora César, do NESCUBA/CEAM/UnB e Fábio Simeón, do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos - ICAP.

Houve trabalhos em comissão sobre: a) a inserção dos estudantes na ABEMEC e na AMN-MF – Associação Médica Nacional – Maíra Fachini; b) Brigadas Estudantis de Saúde; c) Organização e Planificação da ABEMEC.

Do Encontro participou o Dr. `Leonardo, médico formado pela ELAM, que apresentou um vídeo e explicou o trabalho realizado no Ceará, emocionante testemunho de um trabalho socialmente comprometido e a favor da população economicamente desfavorecida.

No evento se discutiram a homologação dos títulos de medicina e o estatuto da Entidade.

Também uma atividade cultural com músicas cubanas e brasileiras e com a apresentação de estudantes com talentos na área de música e canto.

Do encerramento constaram leitura e aprovação das propostas e leitura do documento final “Carta aberta à população brasileira” (vejam neste blog a íntegra deste documento), além da entrega de um certificado de reconhecimento ao Diretor do Acampamento, a Fábio Simeón, a Bárbara Díaz, representando o Departamento de Atenção ao Estudante do ICAP e a Maria Auxiliadora César, do NESCUBA/CEAM/UnB