terça-feira, 30 de julho de 2013

Aberta exposição em homenagem ao comandante Hugo Chávez

OCTAVIO BORGES PÉREZ

“En el corazón del pueblo” (No coração do povo), exposição fotográfica de Raúl Abréu Acuña, homenageando o presidente bolivariano Hugo Chávez em seu 59o. aniversário, foi inaugurada no Museu da Revolução, nesta capital.

O embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Edgardo Ramírez, doou ao Museu da Revolução uma fotografia na qual aparece o líder histórico da Revolução, Fidel Castro, além de Hugo Chávez e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, general-de-exército Raúl Castro.

René González Bairros, do Instituto de História, salientou a imagem fresca, transbordante de alegria e otimismo, que o artista captou de um dos maiores revolucionários da América, que chegou a ocupar um espaço no coração do povo latino-americano.

À abertura da mostra foi o mexicano Antonio del Conde (El Cuate), colaborador próximo de Fidel no México durante os preparativos da expedição do idate Granma.

Abréu (Havana, 1950), autor de mais de 35 exposições dentro e fora do país, assinalou que este é um momento histórico, porque no próximo dia 28 Chávez faria 59 anos e estamos na véspera do 60o.aniversário dos assaltos aos quarteis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes.

Ramírez ressaltou que a força de Chávez chega ao profundo do coração de todas as pessoas progressistas e que abrir esta exposição, no local onde se entesoura o melhor da história cubana, confirma a vigência e a transcendência do grande patriota para os revolucionários do mundo. (AIN)