quarta-feira, 23 de março de 2016

Raúl e Obama ofereceram declarações à imprensa

Depois das conversações oficiais os presidentes de Cuba e Estados Unidos ofereceram declarações à imprensa. O mandatário cubano expressou que nos 15 meses transcorridos desde o anúncio do restabelecimento das relações se obtiveram resultados palpáveis, e que se compraz em receber ao mandatário dos Estados Unidos Barack Obama, após 88 anos de que um presidente desse país viajasse a Cuba. 

Igualmente referiu que alguns vínculos de cooperação se materializaram, especialmente na área das telecomunicações, na compra de equipamentos médicos e para a proteção do meio ambiente, bem como o trabalho mão a mão para combater doenças como o Zika e o câncer.

Respeito às medidas tomadas pelo presidente Barack Obama durante seu período de presidência, indicou Raúl que estas medidas são positivas mais não suficientes, e que pudessem aplicar-se outras para fazer uma importante contribuição ao fim do bloqueio, o que é essencial porque continua em vigor e tem efeitos intimidatórios com repercussão extraterritorial, acrescentou.

Por sua parte, Obama agradeceu ao povo cubano pelas boas-vindas e comentou que ver um presidente de Estados Unidos aqui na Ilha era impensável, mas isto é um novo dia. Assim mesmo expressou em sua alocução que o destino de Cuba não vai ser decidido nem por EUA, nem por outro país, o futuro de Cuba é soberano e será decidido pelos cubanos e por ninguém mais.

“Depois de mais de cinco décadas, as relações entre nossos governos não se vão desenvolver da noite à manhã”, manifestou. “O respeito mútuo é preciso para que possamos trabalhar bem e melhorar as vidas de nossos povos, temos de falar das diferenças de maneira direita”, expressou ainda o presidente de EUA.


Entretanto, em resposta a algumas perguntas, o presidente Obama manifestou que Cuba e os Estados Unidos têm dois sistemas de governos e duas economias diferentes e décadas de diferença profundas, mas já que estamos avançando, não voltemos atrás.