terça-feira, 11 de junho de 2019

MOÇÃO CONTRA O BLOQUEIO ECONÔMICO A CUBA


Em sessenta anos, a Revolução Cubana se afirmou como referência de soberania de país, igualdade social e organização popular. E também são seis décadas de bloqueio econômico, comercial e financeiro desfechado pela maior potência imperialista do mundo, que nunca aceitou a ousadia de um povo, sob a liderança de Fidel Castro e Che Guevara, que tirou Cuba do status de neocolônia e cassino dos EUA. Somam-se ao bloqueio econômico as frequentes ameaças bélicas, diplomáticas e midiáticas.
A “normalização” das relações diplomáticas, ocorrida em dezembro de 2015, está longe de atenuar a permanente hostilidade dos EUA contra Cuba. Nesse sentido, a administração Donald Trump acaba de ativar o título III da Lei Helms-Burton em clara atitude vingativa contra Cuba e seu papel de protagonismo na luta antimperialista na América Latina e no mundo. O Título III da Helms-Burton reconhece o direito de propriedade estadunidense em relação às empresas que foram nacionalizados com a revolução cubana. Isso permite que empresas de terceiros países, que tenham parceria com Cuba, possam ser processadas por usarem as propriedades que foram desapropriadas.
Dessa maneira, a Convenção Brasiliense de Solidariedade a Cuba declara seu repúdio ao bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba e exige a remoção de todo o entulho legislativo e judicial dos EUA que, com seu caráter extra-territorial, objetiva estrangular um país soberano. Pedimos providências urgentes à comunidade internacional e seus organismos legais contra esse odioso bloqueio, em nome da paz e da convivência respeitosa e harmoniosa entre as nações.
Brasília, 6 de junho de 2019.
CONVENÇÃO BRASILIENSE DE SOLIDARIEDADE A CUBA