terça-feira, 11 de junho de 2019

Comemoração


Participou um grande público no dia 6 de junho da comemoração dos 60 anos da Revolução Cubana, na Convenção Distrital de Solidariedade a Cuba.
A saudação inicial foi feita por Jacques de Novion, coordenador do Nescuba/Ceam/Unb.
A palestra de abertura esteve a cargo do Sr. Embaixador de Cuba Rolando Gómez González     sobre a atual situação política e econômica da Ilha e os problemas causados pelo bloqueio dos Estados Unidos que dura quase 60 anos.
A seguir foi apresentando o filme documentário Professora (Maestra), com imagens de arquivo e entrevistas com alfabetizadoras que trabalharam voluntariamente na Campanha Nacional de Alfabetização cubana em 1961, ano de erradicação do analfabetismo em Cuba.
 Em seguida o  Professor da Universidade de Santa Clara/Cuba, Iván Santos Víctores, além de relembrar emocionado fatos da Campanha mostrada no documentário, pois foi um dos alfabetizadores com apenas 17 anos, abordou na sua palestra, aspectos da resistência e da participação da população nesses 60 anos de Revolução e deu exemplos como o da construção da Política Econômica e Social e do processo de consultas populares que culminou com o Referendo (24/02/2019) e posterior aprovação pela Assembleia nacional do Poder Popular da Constituição da República de Cuba (10/03/2019).
Afonso Magalhães informou a história do movimento brasileiro de solidariedade a Cuba e os desafios para a atualidade e convocou os presentes à participação na XXIV Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba a realizar-se em Santos entre os dias 20 e 22 de junho, da qual informou a programação.  
Ao final foram aprovadas duas moções, uma contra o bloqueio e outra de apoio à Venezuela.
Houve congraçamento dos participantes, ao final, com uma dupla de dançarinos do Corazón Salsero, e um coquetel com muita salsa cubana.