sexta-feira, 30 de abril de 2021

Convocação para o 1o de Maio: uma pátria viva, unida e vitoriosa

A Central dos Trabalhadores de Cuba e seus Sindicatos Nacionais convocam nosso povo para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador

Autor: Granma | internet@granma.cu

abril 12, 2021 08:04:00

Ilustração: vanguardia.cu
A Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e seus Sindicatos Nacionais convocam nosso povo para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, precedido pelas sessões históricas do 8o Congresso do Partido Comunista de Cuba, tornadas mais um exemplo contundente da decisão inabalável de levar adiante a Revolução com o esforço conjunto de todos os patriotas cubanos. Seus acordos constituirão uma bússola que norteará a ação dos trabalhadores no esforço de continuar avançando na implementação das profundas mudanças que propomos, como parte da atualização do Modelo Econômico e Social de Desenvolvimento Socialista.

Na ocasião, a comemoração de 1º de Maio será realizada de forma virtual, presidida pelo lema «Unidos: Nós fazemos Cuba». Seus principais protagonistas são os coletivos de trabalhadores e as comunidades, onde o desdobramento da criatividade e as múltiplas iniciativas populares refletirão a alegria, a responsabilidade e o compromisso do movimento sindical, junto com os trabalhadores, na batalha decisiva para o avanço de nossa economia, e a eficiência que dela se exige, direcionando a prioridade para o aumento da produção de alimentos.

Nós trabalhadores estamos cientes de que enfrentamos um cenário complexo e desafiador, caracterizado pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro criminoso, injustificado e desumano imposto unilateralmente pelo Governo dos Estados Unidos, intensificado com a implementação de mais de 240 novas medidas, ao que se somam os efeitos de uma pandemia global. Ambos têm provocado uma forte contração da economia e a consequente escassez do mercado interno, o que tem provocado a elevação dos preços e a diminuição do poder aquisitivo dos salários, bem como a paralisação ou intermitência dos processos produtivos do campus industrial, gerando a desaceleração em nossos programas de desenvolvimento.

Para superar esses obstáculos, somos estimulados pela profunda convicção de que só tem direito ao triunfo quem luta, resiste e não desiste, além do consenso forjado de que o sucesso da estratégia econômica concebida só é possível com mais gestão criativa e inovadora, a partir dos recursos existentes e, sobretudo, do nosso esforço.

Paralelamente, foram introduzidas transformações substantivas no panorama trabalhista, com a aprovação de medidas destinadas a dar maior autonomia à empresa estatal socialista, a aplicação de uma nova política de melhoria do setor não estatal e a implementação da Tarefa Ordenação, as que, em conjunto, se tornam pontos fortes e, embora reconhecendo as lacunas que persistem, dão respostas aos acordos do 21o Congresso da CTC.

Este 1o de Maio será também uma etapa importante para ratificar o testemunho de gratidão aos trabalhadores da Saúde e da Ciência, por sua dedicação e contribuição para cuidar da vida de cubanos e cidadãos de mais de 46 países no mundo. Aos compatriotas que trabalharam e o continuam fazendo, de forma voluntária, em centros de isolamento, na pesquisa e no atendimento a setores vulneráveis ​​da população.

Será uma ocasião para reconhecer aqueles que continuaram trabalhando na produção dos setores primários do país; aos professores cujos esforços meritórios permitiram, por meio das aulas pela televisão, manter o programa educacional; aos artistas e escritores que continuam oferecendo seus trabalhos por meio de diversas plataformas digitais e, ao mesmo tempo, enfrentam as campanhas de descrédito contra a Revolução e suas instituições culturais.

Como todo 1o de Maio, vamos nos solidarizar com os trabalhadores e organizações sindicais vítimas das políticas neoliberais no mundo e defender com firmeza a justiça e a recuperação de seus direitos trabalhistas e benefícios sociais.

Trabalhadores:

As atividades para celebrar o Dia Mundial do Proletariado ratificarão perante o mundo o compromisso majoritário do povo cubano de levar adiante nosso projeto martiano, socialista e fidelista.

Enviaremos, mais uma vez, a todos os cantos do planeta, a mensagem de que Cuba será sempre uma Pátria viva, unida e vitoriosa.

Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!

Até à vitória, sempre!

Secretariado Nacional da CTC.