quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CHE GUEVARA - 9 DE OUTUBRO (46 Anos de sua execução na Bolívia)

         Aleida March                     Che e seus quatro filhos          

Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Rosário,Argentina: 14/ junho/1928 - La Higuera,Bolívia: 9/10/1967)  
Fotógrafo, Jornalista, Médico, Comandante na Revolução Cubana.

Nós mulheres, apaixonadas,  rendemos, hoje,  uma homenagem a Aleida March, pelo seu grande amor pelo Che, que tanto nos inspira na luta revolucionária, neste mundo de intensos conflitos e desigualdade social. Viver e reagir, com sua prole,  após a execução de seu grande amor, marcado por despedidas, ausências e ansiedades, durante 8 anos, não foi tarefa fácil, para Aleida, que sabia dos riscos da morte prematura de seu companheiro, nos campos de batalha.

CHE escolheu o caminho da guerra,  com o objetivo da conquista da VICTÓRIA SIEMPRE, pela libertação dos pobres e oprimidos de todo o mundo.

É grande, também,  a paixão de CHE por Aleida, que podemos compartilhar através dessa poesia do Guerrilheiro Latino Americano, que nasceu na Argentina, lutou em Cuba e morreu na Bolívia:

" Não obstante,
no labirinto mais fundo do caracol taciturno
se unem e repelem os pólos do meu espírito:
tu e TODOS.

Os Todos me exigem a entrega total,
que a minha solitária sombra escureça o caminho!
Mas, sem burlar as normas do amor sublimado,
te guardo escondida no meu alforge de viagem.

(Te levo no meu alforge de viajante insaciável
como o pão nosso e todos os dias.)

Saio para edificar as primaveras de sangue e argamassa
e deixo, no vão da minha ausência,
este beijo sem domicílio conhecido.
Mas não me anunciaram o lugar reservado
no desfile triunfal da vitória
e a vereda que conduz ao meu caminho
está aureolada de sombras agourentas.

Se me destinam ao escuro sólio dos alicerces,
guarda-o no arquivo nebuloso da lembrança;
usa-o em noites de lágrimas e sonhos...

Adeus , minha única,
não temas ante a fome dos lobos
nem no frio estépico da ausência;
do lado do coração te levo
e juntos seguiremos até que o caminho se desvaneça.." CHE

(do livro  de memórias de Aleida March : EVOCAÇÃO - Minha vida ao lado do CHE) Editora Record ,2009 - RJ 


VIVA O CHE!
VIVA A LUTA COM TODOS E PARA O BEM DE TODOS!
VIVA O AMOR  DE HOMENS E MULHERES PELA HUMANIDADE!!!


Maria José
Projeto Nossa América - Memória e Educação


Fonte: NESCUBA via e-mail