segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A rebeldia que irradia: Mostra "Fidel é Fidel" vai até dia 13 de agosto em Brasília

Na noite da última terça-feira, 26 de julho, dia em que se comemora a Rebeldia Nacional Cubana, deu-se por aberta a Mostra Fotográfica “Fidel es Fidel” [Fidel é Fidel], do cinegrafista cubano Roberto Chile, em comemoração ao 90º aniversário do Comandante em Chefe, Fidel Castro Ruz e o 63º aniversário do Dia da Rebeldia Nacional, no Teatro dos Bancário em Brasília. Na oportunidade se fizeram presente representantes do parlamento, dos movimentos populares, amigos e parceiros do comandante e de Cuba.





As obras expostas retratam a imagem em movimento do líder cubano, a vida, o legado, a memória registrada em papel, vídeo e na vida daqueles que o conheceram. Imortalizando o significado desses momentos decisivos da história, marcando no tempo o símbolo épico de um líder revolucionário. Descrito como guerrilheiro, soldado das ideias agudas, afiadas, provocantes, Fidel é Fidel, não há o que tirar ou ignorar. Desde os dias da Serra, o verde-oliva foi o sinal mais visível do guerreiro sem descanso. “Às vezes, por motivos de protocolo, tinha que vestir guayabera ou o clássico terno preto, mas logo voltava a usar as roupas da campanha, a mesma das dragonas com losango rubro negro entre laureis, Santo e sinal do líder revolucionário”, relata ele mesmo em uma das gravações exposta que leva o nome da mostra.




Além da abertura da mostra, o ato também celebrou o 90º aniversário de Fidel e 63º aniversário do Dia da Rebeldia Nacional. Onde a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, destacou o legado de Fidel e a solidariedade internacionalista: “inspirador de muitos outros processos revolucionários”.

Entregando livros do Nescuba para envio ao comandante Fidel Castro como presente pelos seus 90 anos 

Fonte: http://convencao2009.blogspot.com.br/