Por Cuba unidos venceremos! É o lema do Dia dos Trabalhadores deste ano.
Reflete a Unidade, a Resistência e a Participação do povo cubano.
Bandeiras de Cuba, cartazes os mais diversos com frases emblemáticas enaltecem os êxitos da Revolução e ornamentam casas e edifícios por todas as províncias do País.
Ás 8:00 se ouvia o Hino Nacional por distintos rincões da Ilha, respondendo à convocação da Central de Trabalhadores de Cuba, cantado nas casas, nas varandas, nas calçadas, por cubanas e cubanos de todas as idades, com suas máscaras, guardando a distância requerida, diferente da multitudinária manifestação de todos os anos de revolução, mas com a mesma alegria e o mesmo entusiasmo, otimismo e amor pela Pátria de Martí e de Fidel.
Pela televisão entrevistas com historiadores sobre esta data emblemática e com heróis do trabalho da República de Cuba. A Internacional se houve em momentos durante a transmissão de atividades culturais e políticas, de notícias nacionais e internacionais e de discursos de Fidel na Praça da Revolução. Vale ressaltar o histórico discurso de 20 anos atrás, quando conceituou Revolução, ressaltando a igualdade, a emancipação, a defesa de valores, a solidariedade, a luta com inteligência e realismo, os princípios éticos, a força das ideias e da verdade, a unidade, a luta de justiça para Cuba e para o mundo, o patriotismo e o internacionalismo.
Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!
Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!
Havana, 1o de maio de 2020
Maria Auxiliadora Cesar
Fundadora do Nescuba-Núcleo de Estudos Cubanos/Ceam/unB